Tópicos similares
    Buscar
     
     

    Resultados por:
     


    Rechercher Busca avançada

    Últimos assuntos
    Navegação
     Portal
     Índice
     Membros
     Perfil
     FAQ
     Buscar

    Pretos Velhos. Os Ancestrais da Umbanda

    Ir em baixo

    Pretos Velhos. Os Ancestrais da Umbanda

    Mensagem por Mauricio D'Ogum em Sab 12 Maio 2018, 19:47


    Pretos Velhos. Os Ancestrais da Umbanda

    Em 1885, foi criada a lei do sexagenário; todo escravo com mais de 60 anos era liberto, centenas de negros foram jogados a margem da sociedade sem comida, bebida, amparo e na maior parte doentes.

    Marcados pelo chicote do feitor e cansados do serviço pesado, esses negros traziam vasta bagagem de conhecimento, de humildade que foi, imposta pela humilhação. Então, os outros negros trataram de amparar estes “velhos”e ajudá-los e mesmo depois de mortos passaram a reverenciá-los. Surge assim o culto aos Pretos Velhos.


    Por fazerem parte da Origem da Umbanda, os Pretos Velhos e as Pretas Velhas, representa a Ancestralidade e a Sabedoria na Umbanda.
    Pai Antônio foi o primeiro Preto Velho a se manifgestar e se identificar numa gira de Umbanda. Na mesma noite que o Caboclo das Sete Encruzilhadas trouxe a luz a primeira gira de Umbanda.Espírito que se manifestava de forma diferente, trazendo certa humildade e uma certa submissão voluntária, possivelmente representando o personagem que era quando encarnado como escravo em terras brasileiras.

    Os Pretos Velhos são espiritos que se apresentam com seu corpo fluídico na forma de velhos negros africanos que viviam nas senzalas, no trabalho pessado.

    Carregado na mironga e no sotaque, sempre fazendo seus benzimentos típicos,são os benzedores por excelência e é quase impossível não gostar de falar com um Preto-Velho.

    Os Pretos Velhos gostam muito de conversar, e atraves de suas palavras, deixar as mensagens de maneira a fazer os filhos de fé refletir. Nem sempre deixam evidentes  a mensagem. Pois por representar a Sabedoria, incitam em nós este valor.
    Utilizam o tabaco como forma de descarrego nos passes e nas consultas. Sendo que alguns Pretos e Pretas velhas, preferem misturas de ervas como Calêndula, Sálvia, Alecrim, Alfazema, Rosa Branca, Hortelã e Tabaco como fumo ritualístico.

    Apesar da  Umbanda ser formada inicialmente pelo triângulo de forças: Caboclo, Preto-Velho e Crianças, acredito que essa linha dos sábios Vovôs e Vovós é a que mais representa os valores umbandistas.

    Então Hoje 13 de Maio, Homenageamos aquelas Almas que nos ensinam a paciência, sabedoria, e nos libertam da escravidão da vaidade e do orgulho!

    Eu adorei as Almas!!
    Salve todos os Pretos Velhos e Pretas Velhas de todos os terreiros!

    Salve Tio Xico meu mentor e meu Pai!
    Salve Tio Inácio de Angola!
    Salve Vovó Juvelina de Aruanda
    Salve Pai Congo!
    Salve Pai José!!

    Fraterno Saravá!!!!!!

    Mauricio Zago Mello- Sacerdote de Umbanda

    Mauricio D'Ogum
    Mauricio D'Ogum
    Admin

    Mensagens : 141
    Data de inscrição : 10/11/2009
    Idade : 44

    Ver perfil do usuário http://umbandeiros.forumeiros.com

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum