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Nação Xalú no RS (resumo de sua Origem)

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Nação Xalú no RS (resumo de sua Origem) Empty Nação Xalú no RS (resumo de sua Origem)

Mensagem por Umbandeiros Ter 25 Jul 2023, 23:36

Nação Xalú no RS (resumo de sua Origem)

Algumas narrativas tidas até aqui, me parecem um pouco equivocadas, no fator histórico geográfico. Por este motivo faço alguns apontamentos, que gerou certo desconforto, na primeira vez que apresentei. Mas Negar a História, é negar e desconhecer nossa Ancestralidade. Peço que venha comigo desarmado, nesta analise através da história e da geografia cultural, de nossos Ancestrais.



Algumas discordâncias sobre localização,e informações.

no texto diz:

"Localizada perto do Congo Belga, atual Republica de Benin, são originários desta Nação Africana os Daomeanos , aldeia Bechuanaeandia."

os Sudaneses que formam esta estrutura, e realmente nao tem nada a ver com congo Belga. Ate porque nossa rezas são idênticas a algumas Gege Nago.
Os sudaneses dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis. Esse grupo tinha origem do que hoje é representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro

A atual República do Benin, antigamente era conhecida como reino do Daomé. O Congo Belga após a independência passou a se chamar Zaire e desde 1964 é a República Democrática do Congo e fica a milhares de quilômetros de distância do Benin(6800 km decarro).
Se os daomeanos descendem de Xalu,então o Xalu deveria cultuar voduns e falar alguma língua proto-daomeana (proto-ewe ou proto-fon).
Ou seja:
Localizado no Benin ou No Zaire?
Bechuanaeandia fica a 1200 km do Benin;

Outras Questões que citam Savalú como origem, divergem da Origem em Benin. Isso aponta que realmente temos um problema para saber onde surge a Xalú. Savalu fica a 1055Km de Benin.
savalu é o reino dos voduns(jèjè-nagò);

Aqui surge outro problema. As divindades não fecham paras estas regiões citadas:

"acreditamos em uma só Divindade Olorum, o impronunciável,o incriado, manifestado por suas 4 forças na natureza( Fogo, Terra, Água e Ar )."

Nestas culturas, não existe um Deus Supremo como o Olodumare dos iorubás. Mawu e Lissa são entendidos como divindades supremas.E Olorun,segundo pierre verger,é o nome que os cristãos usavam para catequizar os africanos,pois significa "dono dos céus",para fazer com que acreditassem em um Deus que habita os céus.

Mawu é o Ser Supremo dos povos Eués-Fons, que criou a terra e os seres vivos e engendrou os voduns, divindades que a (Mawu é do gênero feminino) secundariam no comando do Universo. Ela é associada a Lissá, que é masculino, e também corresponsável pela Criação, e os voduns são filhos e descendentes de ambos. A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Sebô (Grande Pai Espírito Vital), Sé-medô (Princípio da Existência) e Bé-dotó (Criador da Vida). Mawu representa o Leste, a noite, a Lua, a terra e o subterrâneo.


Essas questões colocam em dúvida ainda mais as supostas descendencias da Xalú. Como por exemplo na parte do texto que fala:
“ São seus derivados Oyó e Ijexá”

Dificilmente o Oyó e o Ijexá seriam descendentes do Xalu, já que essas culturas tem origem na cultura pré-histórica Nok que dominou essa região entre 500ac a 200dc. Fora todo este contexto geografico que afirmei. Assim poderíamos ser a Xalú uma descendente deles(Oyó e Ijexá).
O Nagô Compreende várias tribos e subtribos que tem seu próprio governante, subordinados todos ao Alaafin de Oyo. São entre outros os Oyo, Egbá (que inclui o Ketu), Ijebu, Ijexa, Owo, Efon, Ekiti e etc.

Em resumo o mais logico, e geograficamente falando(fora as questões das divindades),acredito que somos então,jèjè-nagò,mas um culto muito mais simplificado que o original,e com muito menos Divindades cultuadas,ou seja,resumindo,é essa a síntese que os escravos fizeram no seu culto,aqui no sul,que a gente chama de batuque.
E mesmo assim identificamos alguns ritos e preceitos diferentes dos diversos cultos que a gente conhece aqui no sul.

Mesmo com muitas discordâncias acredito sim que a Nação Xalú seja Jejè Nago, por esta ligação com os daomeanos, pois no Brasil, assim como no RS, a maior parte dos escravos eram de origem Yoruba, também chamados de “povo nagô”, dominaram religiosa e socialmente os outros escravos, menos os povos Malês.
Esse fator fez com que os povos abdicassem do seu linguajar nativo e assimilassem a língua Nagô.
Estes povos acabaram assimilando outros costumes de outras nações. No RS por este motivo não podemos dizer que temos uma Nação 100% pura.

Vejamos a seguir alguns exemplos da assimilação da língua Nagô( Yoruba), que influenciou algumas Nações religiosas no rio Grande do Sul:

CABINDA: A língua deveria ser o BANTU( Kibundo) e seus deuses chamados INKICES.

Pratica o YORUBÁ e seus deuses chamados de ORIXÁS.

GEGÊ(JEJE): Sua linguagem EWE e seus deuses VODUNS.

Pratica “Yorubá” e seus deuses chamados ORIXÁS.

IJEXÁ: Sua língua YORUBÁ e seus deuses ORIXÁS.

OYÓ: Sua língua YORUBÁ e seus deuses ORIXÁS.

GEGÊ-IJEXÁ : Mistura dos dois lados(ou vice-versa).

A língua usada é o YORUBÁ e seus deuses chamados ORIXÁS.

XALU: Usa a linguagem YORUBÁ, e seus deuses são chamados ORIXÁS.

Também devemos lembrar que Nações Religiosas como Ijexá (exi) no RS não cultua por exemplo, LOGUN-EDÉ, que é Orisa de origem Ijexá, e sim Orixás como OSSANHE, que é de origem Gege.

Outro referente exemplo de mudanças nas Nações Religiosas: A maior parte das Nações tem como cargo máximo os títulos de BABALORIXÁ e IALORIXÁ e não mais

TATA-TI-INKICE e MAMETO-TI-INKICE.

Bem. O mais curioso disso tudo, é que ninguém, absolutamente ninguém, questiona a legitimidade de  outros lados e Nação. Mas a Xalú por quebrar alguns paradígmas e tabús do Batuque, e por se tratar de uma Nação menor e mais reservada, é frequentemente atacada.

Bem, a história de nosso povo não mente, mas mesmo assim continuamos as críticas e ofensas a “Lados” diferentes, sem ao menos Ter o mínimo de informações referente a essas mudanças.

Sendo assim, devemos respeitar e nos informar, ao invés de criticar nossos irmãos. Pois a Melhor Maneira de Fazer, é Ser.

Meu Agô aos mais Velhos, e para os mais novos.
Fraternos Saravá
Maurício Zago Mello(Marício D'Ogum Adiolá)

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