EXÚ (Preservador do direito de livre arbítrio)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

EXÚ (Preservador do direito de livre arbítrio)

Mensagem por Mauricio D'Ogum em Qua 11 Nov 2009, 18:51

EXÚ (Preservador do direito de livre arbítrio)



Exú é a densificação da energia sagrada, que é o axé.

O axé é a energia cósmica do Pai Olorum, e o Exú é aquele que abre os caminhos trazendo esse axé para as pessoas e para a vida.

Na Umbanda a linha que representa é chamada de Quimbanda (banda de Exú ou falanges), o que parece haver uma certa resistência para o uso desta denominação. Nos seus trabalhos e magias, observamos a preservação do direito do livre arbítrio, a gratidão e a lei do retorno. Por este motivo é executor do karma no círculo das encarnações.

Comunica-se frequentemente com os homens através da incorporação, e por isso, costumo dizer que os Exus são como instrutores de seus aparelhos.

Exú não é a entidade maléfica que muitos dizem, mas sim um grande mago que manipula o teor negativo das energias. Não são as trevas, apenas cuidam delas, sendo eles capacitados para entrar nas camadas mais densas do astral inferior.

Raramente o Exú é compreendido por seus aparelhos, por que não exige "paga" para tudo. Quando isso acontece é porque há um motivo justo.

Exú gosta que o aparelho trabalhe de pés descalço, para cruzar a energia astral, pois pisando no chão cru o aparelho puxa a energia terrestre, levando para o fundo da terra as energias negativas elevando para o alto as energias espirituais.

Existe ainda uma grande confusão feita por muitos de nossos irmãos, que confundem Exú (entidade) na Umbanda, e Esú (divindade-Orisá) no Candomblé. Isso, por não querermos muitas vezes por vaidade, conhecer o fundamento de outras religiões de matriz africana, além da nação dos Orixás no RS (Batuque).

Pois o Exú do Candomblé, corresponde ao Orisá (Obará) no Batuque (RS).

Quando os médiuns de Exú são incorporados, eles não sentem ódio, rancor, maldade, perversidade nem desejo de vingança. Pois não podemos esquecer, que o apelido de Exú é "compadre", ou seja aquele que você confia a ponto de dar seu filho para batizar.

Agora vou deixar um conselho. Procure observar se a agressividade e sensualidade demasiadas em determinadas incorporações não são suas mesmas, caso seja, busquem conhecer as causas e resolvam os problemas.

Não esqueça, Exú (Pomba Gira), exige respeito à lei divina da qual não se afastam; e revoltam-se com aqueles que atrasam sua evolução.


Laroyê Esú.

(Sarava aos meus amigos e instrutores; Seu Destranca Ruas das Almas, Seu Zé da Praia e Maria Mulambo o meu Mojubá)

Maurício D'Ogum
avatar
Mauricio D'Ogum
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 42

Ver perfil do usuário http://umbandeiros.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EXÚ (Preservador do direito de livre arbítrio)

Mensagem por Mauricio D'Ogum em Ter 02 Ago 2016, 18:44

avatar
Mauricio D'Ogum
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 42

Ver perfil do usuário http://umbandeiros.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum