+ * Umbandeiros * +
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tópicos semelhantes
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Nação Xalú no RS (resumo de sua Origem)
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeTer 25 Jul 2023, 23:36 por Umbandeiros

» VOCÊ CONHECE EXÚ?
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeSex 23 Ago 2019, 16:39 por Umbandeiros

» 02 de Fevereiro Dia de Iemanjá / Nssª Srª dos Navegantes
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeSáb 02 Fev 2019, 11:56 por Umbandeiros

» Pretos Velhos. Os Ancestrais da Umbanda
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeSáb 12 maio 2018, 19:47 por Umbandeiros

» Preces de Umbanda
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeQui 18 maio 2017, 21:08 por Umbandeiros

» ALVORADA DOS PRETOS VELHOS
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeDom 16 Abr 2017, 12:16 por Umbandeiros

» Preconceito e Intolerância no facebook
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeQui 02 Fev 2017, 20:21 por Umbandeiros

» Umbanda e o Dia de Finados
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeQua 02 Nov 2016, 21:08 por Umbandeiros

» Umbanda e a Bíblia - Minha Visão
UMBANDA E OS ELEMENTAIS I_icon_minitimeSáb 10 Set 2016, 23:23 por Umbandeiros

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

UMBANDA E OS ELEMENTAIS

Ir para baixo

UMBANDA E OS ELEMENTAIS Empty UMBANDA E OS ELEMENTAIS

Mensagem por Umbandeiros Dom 26 Jun 2011, 21:23

A Umbanda e os Elementais


Os Elementais são Entidades Espirituais, relacionadas com os elementos da natureza, onde realizam tarefas muito importantes, essenciais mesmo, à vida natural, pois , através destas Entidades, nos são oferecidos: ervas, flores, frutos, oxigênio, água e tudo o mais que o ser encarnado denomina de Forças da Natureza.

São Entidades que  geram, ordenam e dirigem as forças na natureza,  trabalhando dentro de uma linha evolutiva, diferente da dos seres encarnados. Podem ser percebidos pelo homem em certos estados de consciência, porém, pelos chamados irracionais, são notados e vistos com a maior naturalidade.


"AR": O ar é um elemento considerado ativo masculino, sendo o 1º elemento. Possui natureza dupla: É ao mesmo tempo atmosfera tangível, um substrato intangível chamado AR ESPIRITUAL. É o hálito que respiramos e que se acha simbolizado pelas fumaças usadas nos rituais de UMBANDA.
   A fumaça representa o ato da libertação da forma, com uma imediata dissolução no ar, de modo espiralado, permite ao ar agir como intermediário entre o mundo físico e o espiritual, tornando-se assim um agente mágico capaz de realizar a intenção com que a fumaça é liberada.


"AGUA": É o elemento passivo feminino. O conceito da água estende-se a toda matéria em estado líquido. Este elemento esta sempre ligado ao conceito da fertilização,da maternidade, e geração. Serve como elemento condutor de energia vibratória, como agente mágico que religa o ser humano a DEUS pelo batismo.



"TERRA": Elemento passivo feminino. Possui duas partes essenciais, a inferior, fixa, terrena imóvel. E a superior, rarefeita, móvel e virtual. Ele atribui-se da propriedade de receber descargas etéreas e materiais, é a vestimenta da materialidade.
  Na UMBANDA a terra, representa a energia capaz de aliviar a pessoa das cargas dirigidas por alguém ou alguma coisa.


"FOGO": Elemento ativo e masculino. Dos quatro elementos, é o que se acha mais constantemente as religiões, desde os tempos pré-históricos, simbolizando a própria alma e a vida. Ele é visível e invisível, uma flama ate real e espiritual que se manifesta através de uma flama substancial e material. A UMBANDA considera o fogo, o mais enigmático e surpreendente dos 4 elementos, pois sua energia é extremamente poderosa.




Os elementais estão presentes em todas as religiões.
Eles colaboram na purificação dos ambientes de trabalhos e também no atendimento da caridade.
Na Umbanda não é diferente.
Em diversos trabalhos, como na Apometria, os elementais são chamados a colaborar com os Pretos Velhos, Caboclos, Indús, Ciganos, etc.

Eles se agrupam sob o comando dos ORIXÁS da seguinte forma:

Plano 7 – Chacra Coronário – Oxalá – Silfos
Plano 6 – Chacra Frontal – Senhoras – Ondinas ou Ninfas
Plano 5 – Chacra Laríngeo – Ibeji – Fadas
Plano 4 – Chacra Cardíaco – Xangô – Salamandras
Plano 3 – Chacra Plexo Solar – Ogum – Elfos
Plano 2 – Chacra Umbilical – Oxossi – Gnomos e Duendes
Plano 1 – Chacra Básico – Almas – Avissais

SILFOS – ELEMENTAIS DO AR: São entidades de pequena estatura, de poderes mágicos, que os diferem dos outros espíritos da natureza, por serem de uma constituição sem forma definida, uma massa semi sólida de substância etérea. Exemplo: Fumaça, efeitos de luz através dos pirilampos, Aurora Boreal, arco-íris, etc…
Movimentan-se, fluem forças através de suas auras, em pequenos grupos, com cores e matizes vibrando entre eles, ou acima deles, e movimentam-se com extrema rapidez.


ONDINAS ou NINFAS – ELEMENTAIS DA ÁGUA: São entidade do amor, que vivem nas águas do mar, lagos, lagoas, rios e cachoeiras.A cascata é o lugar perfeito das Ondinas, onde elas se divertem em bandos, e onde a UMBANDA se utiliza na purificação de seus adeptos.
Comandam toda a fauna aquática




FADAS – ELEMENTAIS ECLÉTICOS: São entidades voláteis, que atuam em todos os reinos da natureza, segundo à necessidade ou ordens recebidas. A
As Dríades,  trabalham diretamente nas árvores,  com suas fascinantes evoluções manipulam a clorofila das plantas, estabelece a multiplicação de matizes das flores e fragrâncias que exalam (as mais evoluídas delas agem transformando , combinando e misturando não só colorações e fragrâncias, mas até forma de cada pétala ou broto que nasce nos campos, prados, vales, e jardins e grutas


SALAMANDRAS – ELEMENTAIS DO FOGO:
 são espíritos do fogo e se apresentam com corrente de energia ígnea que fluem, que precipitam não se moldando jamais a figuras e posições humanas.


ELFOS – ELEMENTAIS DOS METAIS: São entidades em muito semelhante aos SILFOS, sem forma corpórea definida, pois aparecem, da combinação do Ar e do Fogo sobre os metais. Por serem elementais belicosos. Estão também associados à vida das células da relva e outras plantas



GNOMOS ou DUENDES – ELEMENTAIS DAS FLORESTAS: São entidades que habitam as florestas e lugares desertos.  Atuam sobre tudo e sobre todos os que habitam ou transitam nas matas e florestas. Cuidam da fecundidade da terra e das pedras e metais preciosos.



AVISSAIS – ELEMENTAIS DA TERRA: São entidades que entrelaçam os elementos da terra e da água, apresentam-se em massa disforme, porém bem densa.


 Cada vez que destrói alguma coisa na natureza, o homem ativa a ira dos elementais que, através da lei do retorno darão sua resposta. Ex: Enchentes, desertos, falta de alimentos. Quando isto começa a acontecer, esta na hora de uma reciclagem da raça humana, e os ELEMENTAIS simplesmente se afastam para dar lugar ao trabalho dos espíritos dos ELEMENTARES.

Os elementais ou espíritos da natureza são naturalmente puros. Não se contaminam com dúvidas dissociativas, com egoísmo ou com inveja, como acontece com os homens, a não ser que sejam deturpados. Predominam, neles, inocência e ingenuidade cristalinas. Prontos a servir, acorrem solícitos ao nosso chamamento, desejosos de executar nossas ordens.
Nunca, porém, devemos utilizá-los em tarefas menos dignas, ou a serviço de interesses mesquinhos e aviltantes. Aquilo que fizerem de errado, enganados por nós, refluirá inevitavelmente em prejuízo de nós próprios (Lei do Carma).
Além disso, devemos utilizar os seus serviços na justa medida da tarefa a executar, para que eles não se escravizem aos nossos caprichos e interesses. Nunca esqueçamos de que eles como nós, são seres livres, que vivem na Natureza e nela fazem sua evolução e que nós mesmos para chegarmos onde hoje estamos, passamos por esse processo de evolução.


ELEMENTAIS E ELEMENTARES
   A energia de ambos tem a mesma origem , entre tanto a diferença entre ambos é fundamental.
   Os ELEMENTARES são os espíritos dos ELEBARAS (ligados aos Exus) integram e dinamizam os diversos planos em que se divide a criação. Exú é o portador de força,  guardião dos limites espaciais, policial e elemento de união das duas partes em que esta dividido o cosmo. Ele é tutor das forças caóticas, estando nos limites entre matéria e espírito, é o executor do Karma no círculo da encarnação. Por isso comunica-se frequentemente com os homens através das incorporações.
  Já os ELEMENTAIS, que são espíritos da natureza, funcionam como agentes cósmicos que não se desenvolvem em seres humanos, e tem como tarefa primordial dinamizar o elemento vital, num corpo sem energia emocional.
  Portanto, a origem é a mesma, e as funções distintas. Uns dinamizam a matéria (ELEMENTAIS) e outros dinamizam a ação Kármica (ELEMENTARES).



Maurício Mello Omologum


Última edição por Mauricio D'Ogum em Seg 24 Out 2016, 19:01, editado 1 vez(es)
Umbandeiros
Umbandeiros
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 49

https://umbandeiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

UMBANDA E OS ELEMENTAIS Empty Re: UMBANDA E OS ELEMENTAIS

Mensagem por Umbandeiros Dom 03 Mar 2013, 23:34




UMBANDEIROS 21/01/2013 Umbanda e os Elementais
Umbandeiros
Umbandeiros
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 49

https://umbandeiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos