+ * Umbandeiros * +
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Nação Xalú no RS (resumo de sua Origem)
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeTer 25 Jul 2023, 23:36 por Umbandeiros

» VOCÊ CONHECE EXÚ?
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeSex 23 Ago 2019, 16:39 por Umbandeiros

» 02 de Fevereiro Dia de Iemanjá / Nssª Srª dos Navegantes
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeSáb 02 Fev 2019, 11:56 por Umbandeiros

» Pretos Velhos. Os Ancestrais da Umbanda
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeSáb 12 maio 2018, 19:47 por Umbandeiros

» Preces de Umbanda
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeQui 18 maio 2017, 21:08 por Umbandeiros

» ALVORADA DOS PRETOS VELHOS
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeDom 16 Abr 2017, 12:16 por Umbandeiros

» Preconceito e Intolerância no facebook
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeQui 02 Fev 2017, 20:21 por Umbandeiros

» Umbanda e o Dia de Finados
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeQua 02 Nov 2016, 21:08 por Umbandeiros

» Umbanda e a Bíblia - Minha Visão
VOCÊ CONHECE EXÚ? I_icon_minitimeSáb 10 Set 2016, 23:23 por Umbandeiros

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

VOCÊ CONHECE EXÚ?

Ir para baixo

VOCÊ CONHECE EXÚ? Empty VOCÊ CONHECE EXÚ?

Mensagem por Umbandeiros Sex 23 Ago 2019, 16:39

Ouvimos muitas coisas com relação e Exú e normalmente alguns questionamentos sempre aparecem após estarmos já inseridos no meio "religioso".
Quando iniciei na Religião de Umbanda, muitas coisas se ouvia, e algumas até se via, a respeito desta figura controversa chamada Exú. E nos bastidores da gira se ouvia muito:
- Exú é perigoso!
- Exú é traicoeiro!
- Exú dá com uma mão, e tira com a outra!
- Exú atendera seus desejos, se você pagar seu preço!
E a maior afirmação que rodava nomeio Umbandista:
- EXÚ FAZ O BEM E FAZ O MAL!
E até hoje em dia, isso se repete, inclusive em pontos cantados, que alguns supostos curimbeiros, criaram, achando que estavam fazendo grande serviço ao povo de esquerda.
Antes de continuar, faça você que está lendo, um questionamento, e responda para si mesmo, a cada questão. E se por acaso em ao menos uma delas, você tiver uma afirmação, lamento... Mas você não entendeu Exú até o momento!
Exú, não é uma marginal, fanfarrão, ou inconsequente! É um ser dotado de racionalidade, e consciência. E mais que você, conhece os desígnios das leis divinas de ação e reação!

Me responda honestamente?
Você na sua total clareza, e sanidade. É um inconsequênte? Não?
ENTÃO, PORQUE EXÚ SERIA?
Com o tempo, fui entendendo que aquilo que eu ouvia, não fazia sentido, com aquilo que eu via, e sentia sobre Exú! Aprendia muito com meu pai( sim chamo de pai pelo cuidado), e amigo Exú Destranca Ruas dos Sete Cruzeiros. Pois ele me mostrou alguns conceitos morais, que até então, até eu ignorava. Mas isso é assunto para Outro texto... Seguimos.

Exús e Pombas Giras

Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Gostaria que você, comece a olhar  Exíu e Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta de tudo, baseado na hierarquia de comando, que é o Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa.
Assim como respeitar mais o Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é INADMISSÍVEL... O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual. Ou seja eliminam o lixo mental e espiritual!”

O que é esse lixo?

Nossos pensamentos negativos.

Nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa.

Nossas ações.

Nossas emoções negativa se sobrepondo a nossa capacidade de amar.

Tendo em vista que a RELIGIÃO de Umbanda, segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas é “A manifestação do espírito para a prática da caridade”, qual a principal função desempenhada pelos Exús nos nossos Templos, Terreiros, Casas ou Centros?

Por que seria diferente?

Exú e Pombo gira, é responsável, pela segurança da casa e dos filhos!
As giras de Exús, tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Unindo suas energias eles são capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente com almas que ainda não encontraram um caminho.
Para este trabalho eles necessitam muito de nosso equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras se manifestarem com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons pensamentos e sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira as desarmemos e não as deixemos tomar conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de caminho libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes, com dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas energias em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação.

Entendam aquilo que falei de lá no inicio, sobre conceitos morais. Pois somos dentro da corrente, responsáveis diretos pelo resultado dos trabalhos, pois as entidades, precisam que estejamos equilibrados, e o mais limpo possível!

Despeço-me aqui, e espero ter em algum momento, mudado sua percepção sobre este ser de Luz, chamado Exú!

Exú Mojúbá! Saravá Exú! Saravá Pombo gira! Saravá Exú mirim!

Salve meu amigo e Mestre Destranca Ruas das Almas dos Sete Cruzeiros!


Maurício Zago Mello ( Omologum)

Fecebook: @umbandeiros
youtube.com/umbandeiros
Instagram e twiter: @omologum
Umbandeiros
Umbandeiros
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 49

https://umbandeiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos