Pretos Velhos (“As vezes me chamam de negro”...)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pretos Velhos (“As vezes me chamam de negro”...)

Mensagem por Mauricio D'Ogum em Dom 13 Maio 2012, 12:08

Pretos Velhos

(“As vezes me chamam de negro”...)

“As vezes me chamam de negro, pensando que vão me humilhar. Mas o que eles não sabem, é que só fazem nos lembrar; Que eu venho daquela raça que lutou pra, se libertar, que criou o Maculelê, acredita no Candomblé. Que traz um sorriso no rosto,a ginga no corpo e o samba no pé”.

Em poucas palavras esta “ladainha” de capoeira, retrata o verdadeiro espírito de nossos Pretos Velhos. Também vale lembrar, que todos aqueles estudiosos de Ocultismo e práticas de magia, naturalmente tendem a falar de nossos queridos Pretos Velhos.

E naturalmente não podemos falar sobre Pretos Velhos sem falar daquilo que os leigos chamam de Magia Negra.

Assim podemos dizer que os dois estão interligados. Pois os Pretos Velhos tem o poder de desmanchar esses trabalhos.

A linguagem dos Pretos Velhos é como se fosse um dialeto introduzido na língua portuguesa. Inclusive é falado aparentemente da mesma forma em quase todos os terreiros do nosso Brasil.

É muito importante que os médiuns de Pretos Velhos tenham uma certa doutrina e iniciação dentro destas magias citadas, pois do contrário não teremos o resultado esperado e também incorrerá em uma certa descrença.

O meu conselho é que estudem as fórmulas exatas, materiais e espirituais. Pois cumbuca de feiticeiro é uma faca de dois gumes.

Os Preto Velhos fazem parte da linha das Almas da Umbanda. São guias espirituais que se manifestam na forma de ex escravos ou não.

Quando o Preto Velho se manifesta traz com ele uma vasta bagagem de sabedoria, a cura de doenças de mandingas e principalmente é um povo muito alegre.

Suas oferendas são na maioria comidas que quando de sua passagem na terra preparavam.

Cada ponto cantado de Preto Velho trás uma história, uma mensagem, um ensinamento para os filhos de fé. O dia consagrado aos Pretos Velhos é o 13 de Maio.

Os Pretos Velhos que tem sua descendência direta Africanista trazem em seu nome a cidade de origem.Exemplo: Pai Joaquim de Angola, Mãe Maria Mina, Tio Inácio de Angola, Tio Xico de Aruanda etc...

Seus patronos são: Nosso senhor do Bonfim, São Cipriano e São Benedito. A linha das Almas, também se divide em 7 falanges(ou legiões), representada por várias famílias, as quais são distintas com seus respectivos “Chefes”, são elas:

1º) Pai Cambinda- Legião do Povo da Costa

2º) Pai Congo( Rei Congo )- Legião do Congo de Angola

3º) Pai José D’Angola- Legião do Povo de Angola

4º) Pai Benguela- Legião do Povo de Benguela

5º) Pai Jerônimo- Legião de Moçambique

6º) Pai Francisco- Legião do Povo de Luanda

7º) Pai Guiné- Legião do Povo do Guiné

Em 1885, foi criada a lei do sexagenário; todo escravo com mais de 60 anos era liberto, centenas de negros foram jogados a margem da sociedade sem comida, bebida, amparo e na maior parte doentes.

Marcados pelo chicote do feitor e cansados do serviço pesado, esses negros traziam vasta bagagem de conhecimento, de humildade que foi, imposta pela humilhação. Então, os outros negros trataram de amparar estes “velhos”e ajudá-los e mesmo depois de mortos passaram a reverenciá-los. Surge assim o culto aos Pretos Velhos.

Devemos salientar que a falange de Pretos Velhos assim como as demais, poderam ter inclusos entre elas espíritos que não necessariamente são negros ou escravos, trabalhando no astral, por devoção ou ordem Superior.

Aqui vai um alerta a todos irmãos e simpatizantes. Sabemos que infelizmente nos dias de hoje, inclusive no meio mediúnico, muitas pessoas ainda tem um certo “preconceito” quanto a Raça e Cultura Negra, essa que devemos louvacionar pela inegável bagagem que nos deixou. Imaginem o que diriam esses médiuns preconceituosos, se soubessem que estaria neles incorporados, o espírito de um ex escravo?

Fica aqui esta reflexão, e que as 13 Almas Sagradas se apiedem destes irmãos.

Saravá Tio Xico, meu guia, mentor, pai e irmão. Axé Tio Inácio de Angola

Maurício D’Ogum

(Fonte de pesquisa vários sites na Internet)
Mauricio D'Ogum
Admin

Ver perfil do usuário http://umbandeiros.forumeiros.com

Re: Pretos Velhos (“As vezes me chamam de negro”...)

Mensagem por Mauricio D'Ogum em Sab 02 Jul 2016, 21:59

Mauricio D'Ogum
Admin

Ver perfil do usuário http://umbandeiros.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: