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OSALÁ ÍWIN-BÍYÍÍ (OXALÁ O FEZ NASCER)
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OSALÁ ÍWIN-BÍYÍÍ (OXALÁ O FEZ NASCER)
OSALÁ ÍWIN-BÍYÍÍ
(OXALÁ O FEZ NASCER)
Oxalá é o chefe das Divindades, por muitos tido como o filho de Ólorún a característica distintiva de Oxalá ,é ser branco, é considerado Orixá fumfum.
Dentre os quatro elementos primordiais, Oxalá governa três: o ar, a água e a terra. Neles associam-se a idéia da massa de ar primitiva de onde tudo se originou.
Oxalá é fé é pureza é a crença de seus fiéis, é o Orixá mais respeitado na hierarquia do Candomblé.
É muito conhecido pelo povo de Santo. Geralmente apresenta-se em duas formas: Oxaguiam, o guerreiro, o jovem; e Oxalufãn, o velho.
No Batuque do RS, as qualidades de Oxalá mais conhecidas são: Oxalá Obocum, Belérum, Dacum, Jobocum, Orumilaia, etc.
No Candomblé os mais conhecidos são: Obàtálá, Odúduwá, Ifá, Oxaguian, Orixáko, Oxafurú, Oluwifim, etc.
Os Yorubas dizem que quem incorre na cólera de Oxalá pode acabar cego, caolho, estropiado.Irritar Oxalá pode ter conseqüências ainda piores, pois ele pode condenar o culpado à destruição total,privado da sobrevivência parcial no além e da possibilidade de renascer.
Como Deus da criação, Oxalá é onipresente, o branco está presente em todo ritual, em todo peji, em toda comida de Santo.
Por motivos que todos nós conhecemos, devido à falta de literatura no Batuque muito pouco sabemos sobre as lendas, das qualidades de Oxalá e suas características. Bem mas mesmo assim, farei alguns comentários: O grupo dos Oxalás Velhos.
Obàtálá:
Também chamado de Orixalá, Obárixa, Oba Igbó ou Baba Igbó, é o mais velho de todos. O grande Rei Branco raiz de todos os outros Oxalás, o mais poderoso, pai dos deuses e dos homens. Pai em particular de Oxalufãn, que por sua vez, é pai de Oxaguian. Criou todos os seres vivos e moldou o homem.
Oxalufãn:
É o grande Oxalá de muito fundamento, temido e cujo as decisões são irrevogáveis. O pai de todos os Deuses.
Ifá:
É o domo nas nozes que revelam a vontade dos Deuses. O Senhor da adivinhação que exprime a palavra do criador.
Oxaguian:
É filho de Oxalufãn, também chamado de Ajaguna, Elemesso etc.
É o Oxalá jovem, guerreiro, briguento combativo e não perde uma oportunidade de lutar contra Omulú e Xangô.
É ligado ao culto do Iroko e dos espíritos assim como a fertilidade e ao culto dos Inhames.
Bem, em verdade, não sou nenhuma autoridade, nem sequer deveria eu, ser a pessoa mais indicada para falar de Oxalá. Mas espero que em poucas palavras, estas entrelinhas possam ter dado uma micro idéia de alguns fundamentos que por muitos é desconhecido.
Na Umbanda
Oxalá é o Orixá maior de Umbanda. Dessa vibração suprema se originam todas as outras e ela está presente em todos nós e em todas as vibrações. Está sincretizada em Jesus Cristo, o homem que por sua perfeição e conduta conseguiu alcançá-la e sintonizá-la, porque foi educado e preparado para isso.
A vibração de Oxalá habita em cada um de nós, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução. É a força interior, e, ao mesmo tempo, cósmico e universal; O que jamais deixou sem resposta ou sem consolo um só coração humano, cujo apelo chegasse até Ele.
Costuma-se dizer que, não há incorporação de Oxalá na Umbanda.Sua ação se manifesta através da fé, da luz, da razão e da paz. Simboliza riqueza, felicidade e fecundidade.
Aqui eu afirmo, que não há incorporação direte de NEHUM Orixá na umbanda, os médiuns recebem seus Representantes, ou seja, as entidades com afinidades vibracionais de cada orixá. Portanto, não é correto este tipo de afirmaçao, visando apenas Oxalá.
O Orixá mais conhecido e respeitado de todos, e reconhecido por todas as nações e cultos. Sua cor é o Branco, o símbolo tradicional da pureza e da transparência, pois reflete a originalidade do que é, nada fica encoberto, pois nada há para se esconder. Responsável, segundo a mitologia Iorubana, pela CRIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO MUNDO, considerado o pai de todos os Orixás, pois possibilitou através de sua criação a vinda dos demais, portanto contém todas as linhas e todas as freqüências de trabalho, é considerado como responsável pelos seres humanos, mostrando-se paternal, calmo nos momentos mais difíceis, com uma dignidade distante, portador da PAZ, da TRANQÜILIDADE.
Epa ô Babá
Oxalá Iwin-dipe (Oxalá ele me consola)
Maurício D’Ogum
(OXALÁ O FEZ NASCER)
Oxalá é o chefe das Divindades, por muitos tido como o filho de Ólorún a característica distintiva de Oxalá ,é ser branco, é considerado Orixá fumfum.
Dentre os quatro elementos primordiais, Oxalá governa três: o ar, a água e a terra. Neles associam-se a idéia da massa de ar primitiva de onde tudo se originou.
Oxalá é fé é pureza é a crença de seus fiéis, é o Orixá mais respeitado na hierarquia do Candomblé.
É muito conhecido pelo povo de Santo. Geralmente apresenta-se em duas formas: Oxaguiam, o guerreiro, o jovem; e Oxalufãn, o velho.
No Batuque do RS, as qualidades de Oxalá mais conhecidas são: Oxalá Obocum, Belérum, Dacum, Jobocum, Orumilaia, etc.
No Candomblé os mais conhecidos são: Obàtálá, Odúduwá, Ifá, Oxaguian, Orixáko, Oxafurú, Oluwifim, etc.
Os Yorubas dizem que quem incorre na cólera de Oxalá pode acabar cego, caolho, estropiado.Irritar Oxalá pode ter conseqüências ainda piores, pois ele pode condenar o culpado à destruição total,privado da sobrevivência parcial no além e da possibilidade de renascer.
Como Deus da criação, Oxalá é onipresente, o branco está presente em todo ritual, em todo peji, em toda comida de Santo.
Por motivos que todos nós conhecemos, devido à falta de literatura no Batuque muito pouco sabemos sobre as lendas, das qualidades de Oxalá e suas características. Bem mas mesmo assim, farei alguns comentários: O grupo dos Oxalás Velhos.
Obàtálá:
Também chamado de Orixalá, Obárixa, Oba Igbó ou Baba Igbó, é o mais velho de todos. O grande Rei Branco raiz de todos os outros Oxalás, o mais poderoso, pai dos deuses e dos homens. Pai em particular de Oxalufãn, que por sua vez, é pai de Oxaguian. Criou todos os seres vivos e moldou o homem.
Oxalufãn:
É o grande Oxalá de muito fundamento, temido e cujo as decisões são irrevogáveis. O pai de todos os Deuses.
Ifá:
É o domo nas nozes que revelam a vontade dos Deuses. O Senhor da adivinhação que exprime a palavra do criador.
Oxaguian:
É filho de Oxalufãn, também chamado de Ajaguna, Elemesso etc.
É o Oxalá jovem, guerreiro, briguento combativo e não perde uma oportunidade de lutar contra Omulú e Xangô.
É ligado ao culto do Iroko e dos espíritos assim como a fertilidade e ao culto dos Inhames.
Bem, em verdade, não sou nenhuma autoridade, nem sequer deveria eu, ser a pessoa mais indicada para falar de Oxalá. Mas espero que em poucas palavras, estas entrelinhas possam ter dado uma micro idéia de alguns fundamentos que por muitos é desconhecido.
Na Umbanda
Oxalá é o Orixá maior de Umbanda. Dessa vibração suprema se originam todas as outras e ela está presente em todos nós e em todas as vibrações. Está sincretizada em Jesus Cristo, o homem que por sua perfeição e conduta conseguiu alcançá-la e sintonizá-la, porque foi educado e preparado para isso.
A vibração de Oxalá habita em cada um de nós, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução. É a força interior, e, ao mesmo tempo, cósmico e universal; O que jamais deixou sem resposta ou sem consolo um só coração humano, cujo apelo chegasse até Ele.
Costuma-se dizer que, não há incorporação de Oxalá na Umbanda.Sua ação se manifesta através da fé, da luz, da razão e da paz. Simboliza riqueza, felicidade e fecundidade.
Aqui eu afirmo, que não há incorporação direte de NEHUM Orixá na umbanda, os médiuns recebem seus Representantes, ou seja, as entidades com afinidades vibracionais de cada orixá. Portanto, não é correto este tipo de afirmaçao, visando apenas Oxalá.
O Orixá mais conhecido e respeitado de todos, e reconhecido por todas as nações e cultos. Sua cor é o Branco, o símbolo tradicional da pureza e da transparência, pois reflete a originalidade do que é, nada fica encoberto, pois nada há para se esconder. Responsável, segundo a mitologia Iorubana, pela CRIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO MUNDO, considerado o pai de todos os Orixás, pois possibilitou através de sua criação a vinda dos demais, portanto contém todas as linhas e todas as freqüências de trabalho, é considerado como responsável pelos seres humanos, mostrando-se paternal, calmo nos momentos mais difíceis, com uma dignidade distante, portador da PAZ, da TRANQÜILIDADE.
Epa ô Babá
Oxalá Iwin-dipe (Oxalá ele me consola)
Maurício D’Ogum
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