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ALVORADA DOS PRETOS VELHOS
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ALVORADA DOS PRETOS VELHOS
ALVORADA DOS PRETOS VELHOS e A PÁSCOA:
No ilê Asé Caboclos da Mata, temos por tradição, o ritual da Alvorada dos Pretos Velhos. No qual as nossas adoradas Almas Santas, preparam as infusões com ervas,e reforçam nossos patuás. Mas de onde veio esta Tradição? Posso dar aqui Uma breve explicação.
Os Umbandistas como Cristãos, celebram sim Jesus em sua resureição. Para a Umbanda, Jesus Cristo, ou em seu sincretismo, Pai Oxalá, que energeticamente representa a atmosfera e os céus, apenas ressurgiu em espírito para consolar seus irmãos e lhes falar sobre suas missões, além de lhes mostrar que a vida é eterna, apenas o que muda são as roupagens que vestimos e onde as vestimos.
Mas vamos a explicação que falei inicialmente:
Nos tempos primórdios quando chegava a Quaresma, o povo Ioruba paravam suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois para o Candomblé o período da Quaresma é o período que em que os Orixás entram em guerra contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos. No dia da festividade chamada Olorogún, eram vestidos todos os Orixás do Axé e cada um dos Orixás vinham com um pequena trouxa, contendo a comida preferida de cada um deles. Todos dançavam os seus toques prediletos e no final saiam todos em fila dançando o Adarrun.
Depois dessa festa os Orixás só voltavam no sábado de Aleluia. Depois do Olorogún os atabaques da casas eram recolhidos, onde tomávam ebós, eram lavados com ervas, e tomavam Obori.
Essa foi uma forma encontrado para fortalecer os Atabaques que são utilizados em todas as funções litúrgicas. No sábado de Aleluia, era feita uma grande festa em louvor aos Orixás,onde Ogum por ser o pai das guerras, traziam em suas mãos um grande cesto de pão para distribuir no salão. Representando o vencimento da guerra pela paz. A semana santa representa para o Candomblé a criação do mundo.
Em Nossa tradição do Candomblé de Caboclos, depois da Alvorada dos Pretos Velhos(logo após o nascer do Sol na Sexta feira Santa), temos uma gira de Boiadeiros no Sábado de Aleluia. Para Representar Vitória, a Fartura, e a Alegria!
Por este motivo alguns candomblecistas vestem o branco nessa semana, e principalmente na sexta-feira santa, já que representa o dia que os Orixás desceram do Òrún para conhecerem a grande criação de Olodum,executada por Oduduwa. Peço aos irmãos que respeitem a semana santa, não pelo que ela representa para a Igreja Católica, mas sim pelo ela representa para nós do Candomblé e das Nações Africanas.
Recomendo o uso do branco, se não podem usar a semana toda coloque na sexta-feira, ofereçam canjicas, pão, acaçás á Oxalá pedindo paz para todos nós!. Protejam-se, usem o Contra-Egún, pois essa semana os Egúns ficam soltos, pois Iansã está em guerra e não pode prende-los.
Com o término da quaresma todos os espiritas tem por hábito se limpar (fazer ebó) para retirar todas as negatividades existentes.
Esta foi uma breve Explicação sobre alguns aparentes motivos de nossas tradições. Não estou aqui para dizer que a minha ou a sua verdade é absoluta, mas precisamos ter fé e crença em alguma liturgia, para que no futuro, não deixemos nossa tradição morrer!
Tenho um grande amos pela Alvorada dos Pretos Velhos. Ao termino dos trabalhos silenciosos, você pode ver a verdadeira humildade dessas almas. E por fim a fumaça sendo iluminada pelos primeiros raios de Sol, lhe remete ao tempo de nossos amos dos e queridos ancestrais!
Meu agô para que é de agô! Meu Sarava! Meu Mucuiu! Meu Motumbá! Meu Kolofé! Namastê! Saravá a todos!
Que Oxalá e os Pretos velhos te abençõe nsete dia!!
Mauricio Mello(Omologum)- do Caboclo Uruti BeiraMar
#umbanda
#umbandeiros
#candomble
#candombledecaboclos
No ilê Asé Caboclos da Mata, temos por tradição, o ritual da Alvorada dos Pretos Velhos. No qual as nossas adoradas Almas Santas, preparam as infusões com ervas,e reforçam nossos patuás. Mas de onde veio esta Tradição? Posso dar aqui Uma breve explicação.
Os Umbandistas como Cristãos, celebram sim Jesus em sua resureição. Para a Umbanda, Jesus Cristo, ou em seu sincretismo, Pai Oxalá, que energeticamente representa a atmosfera e os céus, apenas ressurgiu em espírito para consolar seus irmãos e lhes falar sobre suas missões, além de lhes mostrar que a vida é eterna, apenas o que muda são as roupagens que vestimos e onde as vestimos.
Mas vamos a explicação que falei inicialmente:
Nos tempos primórdios quando chegava a Quaresma, o povo Ioruba paravam suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois para o Candomblé o período da Quaresma é o período que em que os Orixás entram em guerra contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos. No dia da festividade chamada Olorogún, eram vestidos todos os Orixás do Axé e cada um dos Orixás vinham com um pequena trouxa, contendo a comida preferida de cada um deles. Todos dançavam os seus toques prediletos e no final saiam todos em fila dançando o Adarrun.
Depois dessa festa os Orixás só voltavam no sábado de Aleluia. Depois do Olorogún os atabaques da casas eram recolhidos, onde tomávam ebós, eram lavados com ervas, e tomavam Obori.
Essa foi uma forma encontrado para fortalecer os Atabaques que são utilizados em todas as funções litúrgicas. No sábado de Aleluia, era feita uma grande festa em louvor aos Orixás,onde Ogum por ser o pai das guerras, traziam em suas mãos um grande cesto de pão para distribuir no salão. Representando o vencimento da guerra pela paz. A semana santa representa para o Candomblé a criação do mundo.
Em Nossa tradição do Candomblé de Caboclos, depois da Alvorada dos Pretos Velhos(logo após o nascer do Sol na Sexta feira Santa), temos uma gira de Boiadeiros no Sábado de Aleluia. Para Representar Vitória, a Fartura, e a Alegria!
Por este motivo alguns candomblecistas vestem o branco nessa semana, e principalmente na sexta-feira santa, já que representa o dia que os Orixás desceram do Òrún para conhecerem a grande criação de Olodum,executada por Oduduwa. Peço aos irmãos que respeitem a semana santa, não pelo que ela representa para a Igreja Católica, mas sim pelo ela representa para nós do Candomblé e das Nações Africanas.
Recomendo o uso do branco, se não podem usar a semana toda coloque na sexta-feira, ofereçam canjicas, pão, acaçás á Oxalá pedindo paz para todos nós!. Protejam-se, usem o Contra-Egún, pois essa semana os Egúns ficam soltos, pois Iansã está em guerra e não pode prende-los.
Com o término da quaresma todos os espiritas tem por hábito se limpar (fazer ebó) para retirar todas as negatividades existentes.
Esta foi uma breve Explicação sobre alguns aparentes motivos de nossas tradições. Não estou aqui para dizer que a minha ou a sua verdade é absoluta, mas precisamos ter fé e crença em alguma liturgia, para que no futuro, não deixemos nossa tradição morrer!
Tenho um grande amos pela Alvorada dos Pretos Velhos. Ao termino dos trabalhos silenciosos, você pode ver a verdadeira humildade dessas almas. E por fim a fumaça sendo iluminada pelos primeiros raios de Sol, lhe remete ao tempo de nossos amos dos e queridos ancestrais!
Meu agô para que é de agô! Meu Sarava! Meu Mucuiu! Meu Motumbá! Meu Kolofé! Namastê! Saravá a todos!
Que Oxalá e os Pretos velhos te abençõe nsete dia!!
Mauricio Mello(Omologum)- do Caboclo Uruti BeiraMar
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